Notícias

UM NOVO CENTRO OPERACIONAL PARA O INAMET

2020-02-13
O Projecto PMI inclui a criação de um Centro Operacional de última geração destinado a abrigar o coração do ecossistema meteorológico do INAMET. Para tal, foi decidido renovar um edifício existente, adjacente à sede do INAMET: o "Edifício Georiscos”, antigo centro de formação.

O futuro Centro Operacional será composto por três espaços diferentes:
-    Uma sala de servidores que irá hospedar 7 compartimentos de computadores, incluindo o próximo HPC do INAMET (computador de Alto Desempenho).
-    Uma sala de previsão destinada a acolher 4 estações de trabalho de previsão, bem como uma parede de topo de gama de telas para exibição eficiente de dados meteorológicos.
-    Uma oficina de calibração e manutenção para equipamentos de observação.

O projecto de renovação foi lançado em Outubro passado com a selecção de uma empresa local de trabalho civil: CIVICA. Desde então, o projecto está progredindo a um bom ritmo. A primeira fase do trabalho em questão demolição e trabalho estrutural. Foi entregue com sucesso no final de Dezembro. O primeiro trimestre de 2020 será dedicado a trabalhos de marcenaria e pintura.
Dia após dia, o futuro Centro Operacional do INAMET toma forma e promete ser o cenário perfeito para o funcionamento de todos os novos sistemas e equipamentos implementados dentro do Projecto PMI.


Uma Visão do Futuro



Voltar
PUBLICIDADE