VISÃO DO PROJECTO




Gênese do Projecto

Em 2011, com o apoio de seu ministério supervisor (MTTI, Ministério de Telecomunicações e Tecnologia da Informação), o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica de Angola (INAMET) publicou um "Plano de Desenvolvimento Estrategico" (PDE) de 7 anos de duração. Ele foi aprovado pelo Conselho de Ministros durante o verão de 2013. Neste mesmo verão, a Météo France International (MFI) e o INAMET assinaram um Memorando de Entendimento estabelecendo as bases para um projecto de modernização global que permitiria ao INAMET atingir os objetivos mencionados no PDE.O contrato que sela a colaboração entre INAMET e MFI foi assinado em julho de 2017 e validado por decreto presidencial em abril de 2018.

O contrato inclui 2 fases. O lançamento da segunda fase depende dos resultados preliminares e do sucesso de uma primeira fase que compreende muitas atividades piloto. A primeira fase do projecto começou em 22 de novembro de 2018 e deverá durar 3 anos, seguida por um período de garantia e suporte de 1 ano.




Objetivos do Projecto

Em conformidade com o Plano de Desenvolvimento Estrategico (PDE) 2012-2018, o principal objetivo do projecto é transformar o INAMET em um ator público de referência no campo tempo e clima, no cenário nacional e internacional.
O Projecto PMI (Projecto de Modernização do INAMET) trará inúmeras melhorias para o próprio INAMET e, por extensão, para Angola e sua população.

 

Objetivos para o INAMET

Reforço da rede nacional de observação (superfície e ar superior).

Implementação de um sistema de informação de última geração incluindo todas as funções-chave de um serviço meteorológico moderno: coleta de dados, telecomunicações, gerenciamento e processamento de dados, previsão (modelagem, previsão digital), alerta precoce e produção.

Capacitação para o pessoal do INAMET através de um extenso programa de treinamento e transferência de know-how, com a participação de especialistas da Météo-France.
Otimização da organização do INAMET a fim de poder fornecer serviços meteorológicos e climáticos confiáveis e relevantes à sua comunidade de usuários.


Objetivos para ANGOLA

Melhor proteção de pessoas e bens graças a melhores previsões e alertas precoces precisos.

Melhoria da segurança da navegação aérea graças aos sistemas avançados de observação (AWOS sigla en Inglês para Aviation Weather Observation Systems) e sistemas de briefing de pilotos disponíveis nos principais aeroportos, em total conformidade com as normas da ICAO.

Apoio eficiente à economia com produtos meteorológicos direcionados, projetados para os principais setores econômicos do país: agricultura, segurança alimentar, petróleo e gás.


Conteúdo do Projecto

O projecto foi desenvolvido de tal forma que se baseia nos componentes aprovados e conforme às normas da WMO. O objetivo é permitir ao INAMET implementar a Cadeia de Valor Meteorológico completa, desde a infra-estrutura básica até a prestação de serviços destinada aos usuários finais. O objetivo é garantir a máxima sustentabilidade e potencializar os benefícios para o INAMET, mas também para Angola.
O projecto é dividido em 36 subprojectos agrupados em cinco pacotes de trabalho:





PACOTE DE TRABALHO 1: Sistemas de Observação

Lote 01A: 32 Estações meteorológicas automáticas sinópticas
Objetivo: fortalecer a rede sinóptica para dados de observação de maior qualidade.
Lote 01B: 10 Estações meteorológicas automáticas agro / mesoscala
Objetivo: fortalecer a rede agro / mesoscala para dados de observação de maior qualidade
Lote 01H: Estações hidrológicas
Objetivo: vigilância dos níveis do rio, em prioridade o rio Kwanza.
Lote 02A: 8 Sistemas de Observação Meteorológica de Aviação (AWOS)
Objetivo: fortalecer a rede de observação aeronáutica para melhores previsões e briefings dos pilotos.
Lote 01Z: centro de calibração e manutenção (na sede de Luanda) + unidade móvel
Objetivo: calibrar e manter o equipamento de observação do INAMET para uma utilização eficaz e sustentável.
Lote 03A: rede de observação aérea superior (robotsondes, acessórios de vôo, sistema de aquisição de dados, processamento e visualização de dados e gerador de hidrogênio) / 3 sítios equipados
Objetivo: fortalecer a rede atmosférica para dados de observação de maior qualidade.
Lot 04A: ligthning detection network composed of 5 sensors with associated central processor (CATS), data collection and visualization system
Purpose: ensure real-time detection of lightning activity in Luanda
Lote 04A: rede de detecção de raios composta de 5 sensores com processador central associado (CATS), sistema de coleta e visualização de dados
Objetivo: assegurar a detecção em tempo real da atividade relâmpago em Luanda.

 

PACOTE DE TRABALHO 2: Infra-estrutura e Integração


Lote 0HW: Hardware IT
Objetivo: fornecer o equipamento de TI necessário para o projecto: equipamento de hardware para servidores e HPC ( Computadores de alto desempenho ), equipamento para SEDE, estações de observação, aeroportos e centro de treinamento (estações de trabalho, impressoras, laptops, etc.), infra-estruturas relacionadas e software COTS.

Lote 0B1 & 0B2: Integração
Objetivo: garantir a integração de sistemas de observação (novos e existentes) e de informação (incluindo fluxos de dados externos) para o bom funcionamento de todos os equipamentos e sistemas.

Lote 0I-T: Infra-estrutura de telecomunicações (rede LAN na sede em Luanda + comunicação remota com as estações e sistemas de observação + tarifas de telecomunicações durante o projecto)
Objetivo: projecto e implementação da infraestrutura de telecomunicações para todo o projecto.

Lote 0I-Z: Infra-estrutura geral
Objetivo: realizar os trabalhos de infra-estrutura necessários e fornecer móveis adaptados para que o INAMET possa hospedar adequadamente todos os novos equipamentos e sistemas fornecidos no âmbito do projecto.

 

PACOTE DE TRABALHO 3: Processamento de dados


Lote 06B: TRANSMET AMSS - Sistema de telecomunicação
Objetivo: proporcionar interconexões seguras de telecomunicações entre os sistemas do Projecto e o mundo exterior

Lote 06C: OBSMET DCS - Sistema universal de coleta de dados
Objetivo: coletar todos os dados das redes de observação de superfície (estações meteorológicas / agrometeorológicas + estações hidrológicas) e fornecer uma visão consolidada da rede de observação através do monitoramento do status das estações.

Lote 07A: CIPS - Sistema Central de Informação e Processamento
Finalidade: centro de dados para armazenar todos os tipos de dados e produtos / centro de tarefas para programar e implementar qualquer tarefa de produção e armazenamento / computador de alto desempenho (HPC) para executar qualquer tipo de modelo e tarefas operacionais.

Lote 08A: SYNERGIE-WEB - Sistema de previsão
Objetivo: fornecer uma estação de trabalho de previsão totalmente baseada na web que exibe e processa qualquer tipo de dados de medição (satélite, radar, dados GTS, dados de modelo) para previsões meteorológicas precisas e avisos.

Lote 08A: SYNERGIE-WEB - Sistema de previsão para centro de treinamento
Objetivo: Uma configuração completa do SYNERGIE-WEB (semelhante à implementada na sede em Luanda) será implementada no Centro de Treinamento INAMET, a fim de garantir o treinamento eficiente e operacional de todos os meteorologistas.

Lote 08B: AEROMETWEB - Sistema piloto de briefing
Objetivo: sistema de briefing de pilotos baseado na web para produção e entrega automática de pastas de vôo meteorológicas compatíveis com a ICAO para pilotos e companhias aéreas. Instalado na sede de Luanda e nos principais aeroportos.

Lote 09A: CLISYS - Sistema de Gerenciamento de Dados Climáticos
Objetivo: coletar e armazenar uma grande quantidade de dados climáticos de qualidade controlada. Fornecer solução para análise e estatísticas de dados climáticos, criação de produtos climáticos personalizados para necessidades internas (relatórios climáticos, livros), bem como para a comunidade externa de usuários finais (agricultura, etc.).

Lote 11A: Modelos numéricos / Fluxo de dados
Objetivo: alimentar o sistema de informação INAMET com fluxos de dados personalizados: Modelo atmosférico angolano, pacote NWP dedicado baseado na solução WRF, fluxo de dados do Météo-France (Arpege, Arome dedicado e MFWAM), fluxo de dados do ECMWF (modelo IFS).

 
PACOTE DE TRABALHO 4: Prestação de Serviços
Lote 10A: METEOFACTORY® / PWS-EWS para meteorologia
Objetivo: gerar e disseminar automaticamente produtos de encontro personalizados destinado aos usuários finais, através de uma ampla variedade de canais de comunicação. Inclui um Sistema de Alerta Precoce e a definição e configuração de um conjunto de produtos personalizados para os seguintes setores econômicos: agricultura, energia (petróleo e gás), público em geral, meios de comunicação (Serviço Meteorológico Público)
Lote 10C: Centro Nacional do Clima (NCC)
Objetivo: processar dados climáticos (observações e previsões sazonais) para gerar informações climáticas exibidas em um website e facilmente compreensíveis pelos interessados (setores sócio-econômicos) e usuários finais.
Lote 10H: METEOFACTORY® / EWS para hidrologia
Objetivo: gerar e disseminar automaticamente avisos hidrológicos aos usuários finais, em segmentos específicos pré-definidos do rio Kwanza.
Lote 10T: TVMet / Sistema de Televisão
Objetivo: fornecer um conjunto de ferramentas para converter dados meteorológicos e a experiência dos meteorologistas em produtos gráficos, compreensíveis para o público em geral. Melhorar a comunicação da identidade do INAMET e gerar receitas potenciais dos canais de TV.
Lote APPL: Petróleo e Gás
Objetivo: servir a Companhia de Petróleo e Gás SONANGOL com informações oceanográficas / meteorológicas relevantes que irão otimizar todas as atividades offshore.
Lote APPL: Projecto Piloto Agrometeorológico (rede de 10 estações de observação em uma área agrícola piloto)
Objetivo: fornecer aviso prévio para a segurança alimentar. Monitorar e otimizar as culturas agrícolas na escala do campo.
Lote APPL: Projecto piloto hidrometeorológico
Objetivo: melhorar a gestão do risco de inundação na bacia do rio Kwanza, propensa a transbordamentos significativos, através do reforço da rede de observação mesoscala.
Lote APPL: Projecto Piloto de Sismologia
Objetivo: A INAMET adquiriu 5 sensores e um sistema central de processamento. A coleta de dados não está funcionando principalmente por razões de telecomunicações. O objetivo é fazer um diagnóstico técnico da situação e colocar a rede novamente em funcionamento.

 
PACOTE DE TRABALHO 5: Serviços Transversais
Lote 00: Gerenciamento de projectos
Objetivo: assegurar o bom andamento do projecto graças à organização e planejamento adequados, incluindo a implementação de uma Unidade de Gerenciamento de Projectos em Luanda e a organização de Comitês de Direção a cada 6 meses.
Lote 0A1: Estudo de Projecto (PDS)
Objetivo: fornecer uma descrição detalhada do conteúdo do projecto, seus resultados e as atividades que serão implementadas.
Lote 0A2: Consultoria e Gerenciamento de Mudanças
Objetivo: assistir e aconselhar a equipe administrativa do INAMET na necessária evolução organizacional de sua estrutura.
Lote 0C1: Treinamento geral
Objetivo: Complementar os cursos orientados ao sistema que virão com a entrega dos sistemas, a fim de contribuir para a capacitação do INAMET em tópicos centrais.
Lote 0C2: TREINAMET
Objetivo: En parceria com a Universidade Estatal Agostinho Neto e professores senior de universidades estrangeiras, este lote inclui treinamento: "Pacote de instrução básica para Meteorologista" (BIP-M) no formato de curso de pós-graduação.
Lote 0D: Suporte Técnico
Objetivo: fornecer à INAMET todo o suporte técnico relevante, a fim de permitir o funcionamento ideal dos novos equipamentos / sistemas implementados no âmbito do projecto de modernização.

 


PUBLICIDADE